quarta-feira, 2 de junho de 2010

JACOB: VILÃO OU HERÓI

Vamos tentar analisar o perfil de Jacob.
Em Crepúsculo, Jacob aparece pouco (ainda que é de vital importância na trama do livro, já que é graças a ele que Bella descobre a verdadeira natureza de Edward), pelo que não fica muito clara a sua personalidade, apesar dos seus sentimentos por Bella. Parece um rapaz muito bom, pertencente a um tribu india, os Quilleutes, que está apaixonado por Bella, mas não muito fortemente, agora, que parece uma paixão adolescente (Jacob tem 14-15 anos).
Sem dúvida, em "Lua Nova", conhecemos Jacob, mas só durante a primeira parte do livro é esse adolescente. Em seguida, converte-se num lobisomem e tudo muda, mas não adiantemos acontecimentos. Estávamos no principio de "Lua Nova", Jacob é o apoio de Bella, esse amigo que está sempre disponível, carinhoso, agradável , ... Tudo o que Bella precisa naquele momento tão duro da sua vida humana. Mas nunca agrada a todos e a autoria tinha que meter alguma emoção: o problema é que Jacob está apaixonado pela protagonista e parece que é sério. Desde o primeiro momento, Bella deixou claro que só queria Edward, mas Jacob não se dá por vencido.
Tudo se complica quando Jacob se torna num lobisomem, começa a evitar Bella e esta repara o quanto é dependente deste, mesmo deixando claro que não o amava. Quando, por fim, Bella descobre a verdade, tudo se resolve, bom, para Jacob, porque Bella continua magoada por dentro.
A passagem de Jacob para o seu lado mais escuro começa quando chega Alice e vai com Bella para Itália, a fim de salvar Edward; a partir daí apercebe-se de que Bella dizia a verdade, que só podia amar Edward.
Em "Eclipse", Jacob é o mais malvado que se pode ser, no meu o ponto de vista. Obriga Bella a beijá-lo, cria uma certa discórdia entre Bella e Edward , é muito mal educado com todo o mundo.. Mostra o pior de si mesmo. Mas há que compreender. Ele está apaixonado por Bella e vê, à frente do seu próprio nariz, que ela está com Edward, que prefere o vampiro, que se vai casar com ele, que se vai converter numa vampira, no ser mais odiado por ele. É demasiado.
Qualquer um entraria em colapso numa situação assim.
Ele, em vez de entrar em colapso, decide desabafar com base em mau humor e más acções.
Em Amanhecer tudo muda, ainda que não ao princípio.
Primeiro temos que nos pôr no seu ponto de vista, na sua dor por ver Bella a morrer "por culpa" de Edward (é assim que ele vê)...
E aqui damo-nos conta de que ele a ama a sério, de que não pode viver sem ela, de que está no momento mais triste da sua vida.
Coitadinho...
Chega a segunda parte de Amanhecer.
E a teoria tendia para ir para o pior, não para o melhor, porque Bella é vampira e está casada com Edward. Mas tudo vai para melhor e esta situação (que Edward e Bella estão juntos) é a chave de tudo. Graças a esta situação que Jacob sempre odiou, aparece Renesmee. Ele, apenas ao vê-la, resolve o triângulo amoroso.
Estupendo.
Magnífico.
Espetacular.
A solução que Steph coloca merece uma salva de palmas. Todos contentes (menos Bella ao princípio, mas dura apenas uns dias).
Viveram felizes para sempre.
Assim é Jacob:
Em Crepúsculo: herói (bom, pelo menos não é vilão)
Em Lua Nova: herói
Em Eclipse: vilão
Em Amanhecer: herói

Nenhum comentário:

Postar um comentário